jolly roger

jolly roger

terça-feira, 26 de abril de 2011

Agente Smith o pirata do Matrix.



Neste post eu irei comentar sobre o agente Smith do filme Matrix e a pirataria marítima. Inicialmente podemos pensar que não existe nenhuma relação entre os dois objetos aqui tratados, porém ao longo do texto demonstrarei que ambos possuem diversas características em comum.

Como podemos notar no filme Matrix, o agente Smith era um erro na programação do sistema, ele era uma incógnita a qual o programador não conseguia resolver.Ao passar do tempo o agente Smith foi se tornando cada vez mais forte e influente no sistema, ao ponto de poder se reproduzir e querer tomar conta de todo o Matrix.

Como o agente a pirataria marítima é um erro sistêmico, porém não existe um programa para “deletar” este erro.

Inicialmente a pirataria marítima era um erro regional, onde os próprios impérios lutavam para que este erro sistêmico acabasse mas, como o agente Smith, a pirataria marítima pode ser fraca ou forte dependendo da situação do próprio sistema.

Outra característica em comum que podemos notar entre o agente Smith e a pirataria marítima é que quando ambos voltam a influenciar o sistema de uma maneira agressiva, ambos voltam causando muito mais danos do que da última vez, ou seja eles voltam mais agressivos, utilizando novas técnicas e um grau cada vez maior de violência.

No retorno da pirataria marítima ela demonstra-se mais hostil e violenta, atrapalhando a relação das colônias com as metrópoles no sistema que era chamado de mercantilismo. Como vimos o gente Smith e a pirataria voltam cada vez mais forte, logo este período pode ser chamado de idade de ouro da pirataria, devido aos grandes problemas que essa atividade causava.

Logo após este período houve um upgrade do Matrix, o sistema evoluiu e a pirataria apesar de estar presente pouco influenciou neste novo sistema vigente.

Como podemos ver no filme Matrix Revolution o agente volta mais forte e habilidoso, com uma gana cada vez maior pelo domínio do sistema.

Como o agente Smith a pirataria marítima também voltou, mas agora sua influência é muito maior e mais danosa para o sistema. Ela esta mais forte belicamente, tecnologicamente e politicamente, os alvos e as táticas são mais ambiciosos e a sua influência no sistema capitalista esta muito maior do que no antigo sistema.

Hoje em dia a pirataria marítima esta presente nas maiores vias marítimas do mundo, influenciando as transações comerciais e as relações entre os Estados, logo podemos considerar que estamos vivendo a idade de diamante da pirataria marítima.

O que nos resta agora é conscientizar os governos, ongs e a população sobre esse erro sistêmico ou podemos esperar um Neo para salvar o Matrix.

Fontes:

Matrix

Matrix Reloaded

Matrix Revolutions

KONSTAM, Angus. Piracy: the complete history. Great Britain: Osprey Publishing, 2008

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Barba Negra, o pirata demoníaco!




Em seus diversos ataques Edward Teach demonstrou ser uma das primeiras pessoas a utilizar a guerra psicológica. Os relatos dizem que ele era uma pessoa forte, alta, com cabelos longos e negros além de utilizar uma grande barba trançada. Tal aparência lhe dava um aspecto demoníaco. É dessa aparência rude e aparentemente grosseira que vem o apelido Barba Negra.

Além de sua aparência ele utilizava outros recursos para intimidar os oponentes que normalmente rendiam se aos ataques ou eram totalmente destruído pela sua tripulação.

Este trecho do livro “Piratas: Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos: A política interna, a disciplina de bordo, as façanhas e aventuras de 19 criminosos célebres da Era de Ouro da pirataria (1717-1724)”, demonstra bem a aparência monstruosa do Barba Negra antes de um ataque: “Na hora da batalha, jogava nas costas uma cartucheira em cruz, com três coldres para pistolas. Nas abas do chapéu, amarrava fósforos e mexas acesas. Fazia o mesmo nas pontas das tranças da barba. Assim, sua face peluda e iluminada projetava um olhar ferino, transformando o pirata numa figura que desafiava a imaginação dos inimigos, sendo temida como expressão da fúria do inferno” (JOHNSON,2004, p.93)

Era hasteando a sua bandeira e com essa aparência demoníaca que o Barba Negra abordava os navios mercantes que normalmente rendiam-se para evitar uma batalha, onde provavelmente a tripulação sairia no prejuízo.

Barba Negra era considerado um dos piratas mais perigosos de seu tempo e não era um exemplo de cidadão cumpridor das leis, porém existe um grupo de pessoas que adorava a sua presença.

Enganados aqueles que estão pensando que o Barba Negra não chamava a atenção das mulheres. Apesar da sua aparência desleixada e assustadora as mulheres achavam ele uma pessoa extremamente encantadora e irresistível, ao ponto de ser cercado por algumas delas ao entrar em alguma loja ou taverna.(KLEIN, 2007:117).

Relatos contam que o governador da Carolina do Norte, Charles Éden, realizou uma cerimônia a bordo do Queen Anne´s Revenger, onde o Barba Negra casou-se com uma garota de 16 anos e que este seria o seu décimo quarto casamento.

Fontes:

JOHNSON, Charles. Piratas: Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos: A política interna, a disciplina de bordo, as façanhas e aventuras de 19 criminosos célebres da Era de Ouro da pirataria (1717-1724). Porto Alegre: Artes e Ofícios ,2004.

KLEIN, Shelley. Os piratas mais perversos da historia. São Paulo: Planeta do Brasil,2007.