jolly roger

jolly roger

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pirataria marítima, um crime organizado


Historicamente a pirataria esta concentrada nos estados fracos, porém o conceito de Estado fraco pode ser muito relativo quando comparamos os diferentes tipos de poderes e relações que os Estados têm.

Ao analisarmos um Estado podemos considerar que ele é fraco quando ele não conseguem garantir a sua segurança interna e externa, não garantindo assim a vida e a propriedade dos seus habitantes. Este cenário é ideal para a formação e o desenvolvimento da pirataria marítima porque o poder marítimo de um Estado é apenas a extensão do seu poder territorial, logo quando tal Estado não consegue garantir a segurança e a ordem interna dificilmente ele conseguira manter uma organização competente nas suas águas.

Com tal desordem a chance de se formar algum grupo terrorista interno é muito grande, na verdade o que podemos notar é a formação de milícias internas que lutam para garantir os seus interessem dentro de um Estado e freqüentemente tais milícias utilizam a pirataria marítima para conseguir dinheiro e para demonstrar o poder que este grupo tem dentro do Estado.

Podemos notar que a pirataria marítima moderna é um crime organizado que esta concentrado nos Estados fracos e além das conseqüências econômicas internacionais que tal ato causa, ele ainda causa um elevado índice de corrupção interna que afeta a estrutura e a organização dos Estados.

Fonte: MURPHY, Martin N. Small boats, weak states, dirty money: Piracy and maritime terrorism in the modern world. New York: Columbia University Press, 2010.