jolly roger

jolly roger

sábado, 3 de janeiro de 2015

INTERPOL e a pirataria maritima.

Apesar de ter feito poucas pesquisas sobre pirataria marítima na internet nos últimos tempos eu sempre estou lendo alguns livros para não ficar totalmente desatualizado com o tema.
Hoje ao iniciar uma pesquisa me deparei que o site da INTERPOL resolveu dar uma importância para este tema. No inicio das minhas pesquisas não existia nada no site deles em relação a este tema, isso mostra que os organismos internacionais estão dando uma importância cada vez maior para a pirataria marítima,  tal reconhecimento vai ajudar muito nas pesquisas e no conhecimento do tema em questão. Segue uma resenha:

Pirataria marítima.

O grande numero de ataques principalmente no Golfo de Aden, Somalia e no oceano indico estão crescendo nos últimos anos e esta sendo cada vez mais difícil de combater pois tais Estados estão localizados em uma região marítima muito vasta.
Os danos não são apenas para o comercio internacional que perde milhões de dólares com os ataques e com o combate há pirataria mas também para as pessoas que vivem das atividades marítimas como pescadores, tripulação dos navios e ate os habitantes de tais regiões onde acontecem os ataques. 
Segundo o site, grande parte do dinheiro conseguido pelos piratas são revertidos para os seus financiadores que agem dentro do território.
Um dos desafios da INTERPOL é conseguir mapear o fluxo de dinheiro que os piratas conseguem e para isso eles agem em três principais áreas trabalhando junto com a comunidade internacional:
Improvisando as evidencias coletadas ou seja eles dão o treinamento necessário para que a comunidade internacional tenha a possibilidade de coletar o maior numero de dados com a melhor qualidade possível para que este fenômeno possa ser realmente mapeado. Junto a isso eles estão criando o Global Database on Maritime Piracy que será possível interligar todas as comunicações feitas entre os piratas. Isso ira ajudar a identificar os valores perdidos de uma maneira mais precisa e identificar quais as pessoas por traz dessa atividade
Facilitando a troca de informações entre as nações, os navios que foram vitimas dos piratas e a marinha que capturou algum deles, tudo isso a fim de ajudar no rastreamento de alguma embarcação suspeita.
E pro fim ele pretendem trabalhar em parceria com diversos organismos internacionais como por exemplo United Nations, International Maritime Organization, Baltic and International Maritime Council, European Union, Europol, Eurojust, African Union pois este é um fenômeno global que exige uma ação em conjunto para ser combatida.

Com o reconhecimento da pirataria marítima como um fenômeno global e histórico, os estudos e analises dos organismos internacionais e com as ações das diferentes marinhas sera cada vez mais fácil de mapearmos as ações, o fluxo financeiro e o perfil dos lugares e pessoas que praticam a pirataria marítima.