jolly roger

jolly roger

segunda-feira, 15 de junho de 2015

A pirataria no Oriente Médio, um breve paragrafo.

Desde que eu comecei a estudar a pirataria marítima percebi que ela esteve e  sempre estará presente na maioria das atividades comerciais do mundo  independente do período, do quanto os governos consideram esta atividade importante ou o quanto o comércio é desenvolvido.

Hoje estava relendo algumas partes do livro “O Oriente médio” do grande Bernard Lewis e me deparei com uma parte a qual ele esta descrevendo o comércio no Oriente médio no século XIII e por mais que eu saiba que esta atividade esteve presente neste período, o autor da uma importância muito importante para a pirataria marítima, por isso resolvi compartilhar com vocês.

”Ambos os tipos de viagens eram perigosos..primeiro ameaçado por bandidos e salteadores, o segundo, por piratas. E ambos lentos e difíceis. E também caros, embora a viagem por mar ou vias fluviais fosse mais barata. Por todas esses razoes, o comercio de longa distancia era, de modo geral, limitado a uma faixa estreita de mercadorias, de preços suficientemente alto para justificar os riscos de tal atividade”(LEWIS, Bernard;1996,p160).

Realmente o que falta é consciência para aprendermos um pouco mais sobre essa atividade. Esta é apenas mais uma prova do quanto esta atividade esta realmente ligada a historia do mundo que vivemos hoje em dia.


Fonte. LEWIS, Bernard. O Oriente Médio, Do advento do cristianismo aos dias de hoje. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1996.