jolly roger

jolly roger

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pirataria no Índico faz Regata Volta ao Mundo mudar regras e apelar para navio armado




O problema da pirataria marítima não atinge apenas os governos e a economia mundial, agora a preocupação é com os esportes aquáticos.

Uma das maiores provas de vela do mundo teve que ser refeita e reavaliada pelos seus organizadores pois os barcos que estão envolvidos nessa competição iriam passar pelas águas as quais os piratas somalis agem, isso fez com que os organizadores dessa prova tivessem que contratar um serviço especializado para transportar os barcos nas águas que são consideradas perigosas para a realização da prova.

Os barcos que participam dessa prova são os mais rápidos do mundo por isso a preocupação é muito grande, para os amantes desse esporte esta corrida é considerada a Formula 1 das corridas oceânicas.

Para evitar que algo aconteça devido as ações dos piratas, os barcos serão transportados dentro de um cargueiro até um porto seguro e secreto e de lá seguirão para Abu Dabi onde a prova deverá ser concluída.

“Segundo uma consultoria contratada pela regata, 1181 navegadores foram sequestrados por piratas só no ano passado. Calcula-se que, no mesmo período, mais de US$ 150 milhões tenham sido pagos em resgates.”

A organização pretende não ter nenhum problema com a pirataria porém é valido lembrar que o planejamento deve ser muito bem feito para que os ataques não aconteçam e que a prova possa ser finalizada com a maior segurança possível.


Fonte: http://sobreasaguas.blog.uol.com.br/arch2011-12-04_2011-12-10.html#2011_12-08_12_01_00-165753517-0