jolly roger

jolly roger

terça-feira, 26 de abril de 2011

Agente Smith o pirata do Matrix.



Neste post eu irei comentar sobre o agente Smith do filme Matrix e a pirataria marítima. Inicialmente podemos pensar que não existe nenhuma relação entre os dois objetos aqui tratados, porém ao longo do texto demonstrarei que ambos possuem diversas características em comum.

Como podemos notar no filme Matrix, o agente Smith era um erro na programação do sistema, ele era uma incógnita a qual o programador não conseguia resolver.Ao passar do tempo o agente Smith foi se tornando cada vez mais forte e influente no sistema, ao ponto de poder se reproduzir e querer tomar conta de todo o Matrix.

Como o agente a pirataria marítima é um erro sistêmico, porém não existe um programa para “deletar” este erro.

Inicialmente a pirataria marítima era um erro regional, onde os próprios impérios lutavam para que este erro sistêmico acabasse mas, como o agente Smith, a pirataria marítima pode ser fraca ou forte dependendo da situação do próprio sistema.

Outra característica em comum que podemos notar entre o agente Smith e a pirataria marítima é que quando ambos voltam a influenciar o sistema de uma maneira agressiva, ambos voltam causando muito mais danos do que da última vez, ou seja eles voltam mais agressivos, utilizando novas técnicas e um grau cada vez maior de violência.

No retorno da pirataria marítima ela demonstra-se mais hostil e violenta, atrapalhando a relação das colônias com as metrópoles no sistema que era chamado de mercantilismo. Como vimos o gente Smith e a pirataria voltam cada vez mais forte, logo este período pode ser chamado de idade de ouro da pirataria, devido aos grandes problemas que essa atividade causava.

Logo após este período houve um upgrade do Matrix, o sistema evoluiu e a pirataria apesar de estar presente pouco influenciou neste novo sistema vigente.

Como podemos ver no filme Matrix Revolution o agente volta mais forte e habilidoso, com uma gana cada vez maior pelo domínio do sistema.

Como o agente Smith a pirataria marítima também voltou, mas agora sua influência é muito maior e mais danosa para o sistema. Ela esta mais forte belicamente, tecnologicamente e politicamente, os alvos e as táticas são mais ambiciosos e a sua influência no sistema capitalista esta muito maior do que no antigo sistema.

Hoje em dia a pirataria marítima esta presente nas maiores vias marítimas do mundo, influenciando as transações comerciais e as relações entre os Estados, logo podemos considerar que estamos vivendo a idade de diamante da pirataria marítima.

O que nos resta agora é conscientizar os governos, ongs e a população sobre esse erro sistêmico ou podemos esperar um Neo para salvar o Matrix.

Fontes:

Matrix

Matrix Reloaded

Matrix Revolutions

KONSTAM, Angus. Piracy: the complete history. Great Britain: Osprey Publishing, 2008

2 comentários: