jolly roger

jolly roger

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A pirataria marítima no mundo.

Gostaria de agradecer a todos que leram o meu último post. Acredito que ele foi o artigo que deixaram as pessoas mais curiosas, porém eu fui muito questionado nas ultimas semanas sobre a existência da pirataria marítima, por isso neste post irei fazer uma breve descrição sobre os locais em que esta atividade se desenvolve e irei mostrar graficamente que esta é uma atividade que esta em ascensão, apesar da mídia e conseqüentemente das pessoas não darem muita atenção para este fenômeno.

Nos últimos anos os locais mais perigosos para o transito de navios foram o Estreito de Mallaca e as regiões que são de fácil acesso para os piratas somalis que são o Mar Vermelho e o Golfo de Aden.

Na região do Estreito de Mallaca esta situação esta mudando pois estão acontecendo diversas patrulhas que fez com que o número de ataques caísse de uma forma brusca. Tais patrulhas estão tendo um grande êxito no combate a pirataria marítima, mas é valido salientar que esta região ainda é muito vulnerável para o transito de navios e esta queda no índice de ataques foi obtida única e exclusivamente pelo policiamento que esta sendo realizado no local.

Em relação as áreas atingidas pelos piratas somalis pode-se dizer que a situação piorou, os ataques ainda são violentos e muito freqüentes. Estatísticas do IMB dizem que os piratas vindos da Somália estenderam a sua região de ação, agora eles também estão atacando no Mar Arábico e no Oceano Indico.

O IMB lista mais de quarenta Estados em todo o mundo onde ocorreram ataques piratas nesse ano, nesta lista encontra-se países da Ásia, América (do Norte, do Sul e Central), África e Europa. Tais dados são importantes para provar que a pirataria marítima existe em diversas regiões do mundo.( ICC INTERNATIONAL MARITIME BUREAU, 2011: 5)

Entre essas regiões, os locais que são considerados mais perigosos por diversos autores são : Mar do Sul da China, Filipinas, Tailândia, Indonésia, Guiné, Serra Leoa, Angola, Nigéria, Iran, Índia, Sri Lanka, Bangladesh, Indonésia, Singapura, Vietnam(GOTTSCHALK, FLANAGAN, 2000: 63-77).

Analisando o gráfico e os dados aqui fornecidos podemos concluir que a pirataria marítima esta em ascensão e afeta todo o Sistema Internacional. Devemos levar em consideração que este fenômeno acontece em diferentes graus de intensidade e violência, porém ele esta presente em todo o mundo, sendo obrigação da população mundial a conscientização e a criação de barreiras com o intuito de não permitir que a pirataria marítima moderna se desenvolva.



Fontes:

GOTTSCHALK, Jack; FLANAGAN, Brian. Jolly Roger with an Uzi: the rize and the threat of modern piracy. Annapolis: Naval Institute Press,2000.

ICC INTERNATIONAL MARITIME BUREAU.Piracy and armed robbery against ships: annual report 1 January-31 December 2008. London,2009.

ICC INTERNATIONAL MARITIME BUREAU. Piracy and armed robbery against ships: report for the period 1 January-30 March 2011. London,2011.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A morte de Osama Bin Laden e o aumento da pirataria marítima.




Após dez anos de perseguição e invasões, as forças armadas norte americano conseguiram localizar a pessoa mais procurada dos Estados Unidos.

Osama Bin Laden estava dentro de sua casa em Abbottabad, cidade a cerca de 60 quilômetros de Islamabad, quando o exército americano realizou a ação militar a fim de capturá-lo.

Esta ação foi feita sem a permissão do governo do Paquistão, logo os EUA negou a soberania do Paquistão e realizou uma invasão ilegal ao território paquistanês.

Após o lançamento de 5 mísseis na cidade, a casa foi invadia por vinte saldados Seals ( A elite da marinha norte americana) e cinco pessoas foram mortas na operação: Osama Bin Laden, um de seus filhos, um de seus irmão, um mensageiro e uma mulher que especula-se que seria a sua esposa.

Após os ataques o governo paquistanês foi criticado por ter ajudado Osama Bin Laden a se esconder em seu território, pois a cidade onde ele vivia esta cercada de quartéis e mesmo assim ele conseguiu viver naquela residência durante 5 anos.

A morte de Osama Bin Laden foi tão importante para o mundo que ela trouxe diversas reações políticas, algumas contra e algumas a favor da morte do terrorista.

O presidente Barack Obama fez um discurso sem sal e sem açúcar, para o norte americano desinformado exaltando os EUA como a nação escolhida por Deus para manter a paz mundial. Foi uma boa jogada política para garantir muitos votos.

O chanceler inglês parabenizou a atitude norte americana, falando na garantia da paz mundial. Com isso ele ratificou o seu apoio aos EUA.

No mundo árabe já aconteceram diversas manifestações contra a ação norte americana e a permanência de seu exército no Oriente Médio. Alguns grupos islâmicos como Hamas e Taleban lamentaram a morte de Osama e prometeram vingança.

Segundo John Brenner, diretor de segurança nacional e contra terrorismo, em entrevista dada na Casa Branca dia 2 de maio, o exército norte americano estava preparado para capturar Bin Laden com vida porém houve uma troca de tiros e ele acabou sendo morto. Ele continua dizendo que a inteligência norte americana estava perto de Bin Laden no ultimo mês e na última semana com a ajuda CIA eles conseguiram informações mais precisas sobre a localização de Osama. Tais informações permitiram que a casa de Osama Bin Laden fosse invadida na noite de domingo ( 1 de maio) em uma das ações mais corajosas dada por um presidente. John Brenner ainda disse que o corpo de Bin Laden foi sepultado de acordo com as leis islâmicas e foi lançado ao mar.

O fato é que esta morte serviu muito mais como uma representação simbólica da luta dos Estados Unidos contra o terrorismo do que uma “vitória” efetiva contra os terroristas.

Em relação as invasões feitas pelo exército norte americano pode-se dizer que pouca coisa ira mudar. Eles continuaram a ocupar diversas regiões do Oriente Médio tentando capturar os terroristas justificando suas ações como sendo uma “guerra ao terror”.

Podemos perceber que a morte de Bin Laden causou um desequilíbrio no Sistema Internacional, os governos estão com medo de sofrerem algum ataque terrorista que possa representar alguma vingança pela morte de Osama Bin Laden.

Podemos considerar que estamos vivendo em um período o qual os Estados estão voltados para a sua segurança interna, onde irá existir um auto grau de cooperação a fim de evitar algum ataque terrorista.

Este cenário é propicio para o aumento dos índices de ataques piratas contra os navios porque existe um sentimento de auto defesa contra o terrorismo, que é o fator predominante no cenário internacional que causa medo e insegurança para os Estados, além disso existe um” abandono” das medidas de segurança que não estão relacionadas ao terrorismo.

Para os leitores, curiosos, analistas políticos ou estudiosos da pirataria marítima moderna, vale a pena prestarmos atenção ao número de ataques que irá acontecer nos próximos meses pois eles irão representar um aumento em relação aos mesmos meses de anos anteriores.

Podemos justificar o aumentos no índice de ataques piratas através de alguns exemplos históricos, como o fim da Segunda Guerra mundial, o fim da Guerra Fria e o período após os ataques de 11 de setembro, períodos os quais o Sistema Internacional estava instável e o número de ataques aos navios aumentaram substancialmente.


Como dizem alguns professores: Fica ai a dica!!!


Fontes:

BRENNER, John. 2 de maio de 2011. Casa Branca. Entrevista concedida aos jornalistas norte americanos sobre a morte de Osama Bin Laden.

KONSTAM, Angus. Piracy: the complete history. Great Britain: Osprey Publishing, 2008