Gostaria de agradecer a todos que leram o meu último post. Acredito que ele foi o artigo que deixaram as pessoas mais curiosas, porém eu fui muito questionado nas ultimas semanas sobre a existência da pirataria marítima, por isso neste post irei fazer uma breve descrição sobre os locais em que esta atividade se desenvolve e irei mostrar graficamente que esta é uma atividade que esta em ascensão, apesar da mídia e conseqüentemente das pessoas não darem muita atenção para este fenômeno.
Nos últimos anos os locais mais perigosos para o transito de navios foram o Estreito de Mallaca e as regiões que são de fácil acesso para os piratas somalis que são o Mar Vermelho e o Golfo de Aden.
Na região do Estreito de Mallaca esta situação esta mudando pois estão acontecendo diversas patrulhas que fez com que o número de ataques caísse de uma forma brusca. Tais patrulhas estão tendo um grande êxito no combate a pirataria marítima, mas é valido salientar que esta região ainda é muito vulnerável para o transito de navios e esta queda no índice de ataques foi obtida única e exclusivamente pelo policiamento que esta sendo realizado no local.
Em relação as áreas atingidas pelos piratas somalis pode-se dizer que a situação piorou, os ataques ainda são violentos e muito freqüentes. Estatísticas do IMB dizem que os piratas vindos da Somália estenderam a sua região de ação, agora eles também estão atacando no Mar Arábico e no Oceano Indico.
O IMB lista mais de quarenta Estados em todo o mundo onde ocorreram ataques piratas nesse ano, nesta lista encontra-se países da Ásia, América (do Norte, do Sul e Central), África e Europa. Tais dados são importantes para provar que a pirataria marítima existe em diversas regiões do mundo.( ICC INTERNATIONAL MARITIME BUREAU, 2011: 5)
Entre essas regiões, os locais que são considerados mais perigosos por diversos autores são : Mar do Sul da China, Filipinas, Tailândia, Indonésia, Guiné, Serra Leoa, Angola, Nigéria, Iran, Índia, Sri Lanka, Bangladesh, Indonésia, Singapura, Vietnam(GOTTSCHALK, FLANAGAN, 2000: 63-77).
Analisando o gráfico e os dados aqui fornecidos podemos concluir que a pirataria marítima esta em ascensão e afeta todo o Sistema Internacional. Devemos levar em consideração que este fenômeno acontece em diferentes graus de intensidade e violência, porém ele esta presente em todo o mundo, sendo obrigação da população mundial a conscientização e a criação de barreiras com o intuito de não permitir que a pirataria marítima moderna se desenvolva.
Fontes:
GOTTSCHALK, Jack; FLANAGAN, Brian. Jolly Roger with an Uzi: the rize and the threat of modern piracy. Annapolis: Naval Institute Press,2000.
ICC INTERNATIONAL MARITIME BUREAU.Piracy and armed robbery against ships: annual report 1 January-31 December 2008. London,2009.
ICC INTERNATIONAL MARITIME BUREAU. Piracy and armed robbery against ships: report for the period 1 January-30 March 2011. London,2011.
E como eles agem? Eles sequestram o navio ou roubam toda a carga dele?
ResponderExcluir