jolly roger

jolly roger

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Barba Negra, o pirata demoníaco!




Em seus diversos ataques Edward Teach demonstrou ser uma das primeiras pessoas a utilizar a guerra psicológica. Os relatos dizem que ele era uma pessoa forte, alta, com cabelos longos e negros além de utilizar uma grande barba trançada. Tal aparência lhe dava um aspecto demoníaco. É dessa aparência rude e aparentemente grosseira que vem o apelido Barba Negra.

Além de sua aparência ele utilizava outros recursos para intimidar os oponentes que normalmente rendiam se aos ataques ou eram totalmente destruído pela sua tripulação.

Este trecho do livro “Piratas: Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos: A política interna, a disciplina de bordo, as façanhas e aventuras de 19 criminosos célebres da Era de Ouro da pirataria (1717-1724)”, demonstra bem a aparência monstruosa do Barba Negra antes de um ataque: “Na hora da batalha, jogava nas costas uma cartucheira em cruz, com três coldres para pistolas. Nas abas do chapéu, amarrava fósforos e mexas acesas. Fazia o mesmo nas pontas das tranças da barba. Assim, sua face peluda e iluminada projetava um olhar ferino, transformando o pirata numa figura que desafiava a imaginação dos inimigos, sendo temida como expressão da fúria do inferno” (JOHNSON,2004, p.93)

Era hasteando a sua bandeira e com essa aparência demoníaca que o Barba Negra abordava os navios mercantes que normalmente rendiam-se para evitar uma batalha, onde provavelmente a tripulação sairia no prejuízo.

Barba Negra era considerado um dos piratas mais perigosos de seu tempo e não era um exemplo de cidadão cumpridor das leis, porém existe um grupo de pessoas que adorava a sua presença.

Enganados aqueles que estão pensando que o Barba Negra não chamava a atenção das mulheres. Apesar da sua aparência desleixada e assustadora as mulheres achavam ele uma pessoa extremamente encantadora e irresistível, ao ponto de ser cercado por algumas delas ao entrar em alguma loja ou taverna.(KLEIN, 2007:117).

Relatos contam que o governador da Carolina do Norte, Charles Éden, realizou uma cerimônia a bordo do Queen Anne´s Revenger, onde o Barba Negra casou-se com uma garota de 16 anos e que este seria o seu décimo quarto casamento.

Fontes:

JOHNSON, Charles. Piratas: Uma história geral dos roubos e crimes de piratas famosos: A política interna, a disciplina de bordo, as façanhas e aventuras de 19 criminosos célebres da Era de Ouro da pirataria (1717-1724). Porto Alegre: Artes e Ofícios ,2004.

KLEIN, Shelley. Os piratas mais perversos da historia. São Paulo: Planeta do Brasil,2007.

3 comentários:

  1. Isso só prova minha teoria de que mulher gosta de "status"....

    ResponderExcluir
  2. Barba negra e seu poder de sedução, as mulheres não são lógicas mesmo....fato.

    Muito bom.

    ResponderExcluir