jolly roger

jolly roger

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Elucidando a questão da pirataria marítima.


Com esses blog pretendo postar diversos artigos com o objetivo de elucidar as pessoas sobre a questão da pirataria marítima antiga e moderna.
Inicio este meu primeiro post falando um pouco sobre a ilusão que a indústria do entretenimento criou em relação a este fenômeno porque a pirataria é tratada na maioria das vezes de maneira errada.
A pirataria normalmente é retratada através de filmes, livros e músicas de maneira muito adversa porque eles mostram o pirata como sendo uma pessoa romântica, sedutora ou um bêbado cruel e sanguinário que vive diversas aventuras entre os sete mares.
Esta idéia esta tão fixa na cabeça das pessoas que é comum você encontrar algumas crianças brincando com roupas de piratas, simulando alguma das grandes aventuras que são retratadas nas obras.(principalmente nos filmes como por exemplo Piratas do Caribe). Outra prova dessa idéia errada que as pessoas tem sobre pirataria é que se nós perguntarmos para uma pessoa o nome de um pirata com certeza ela ira responder Capitão Gancho ou Jack Sparrow. Barba Negra pode ser uma boa resposta para esta pergunta, porém a pessoa respondera apenas pelo mito que se espalhou e não pela verdadeira história do Capitão Edward Teach.
Esta visão errada sobre o pirata acaba criando um problema de entendimento sobre o fenômeno da pirataria, o que reflete em uma maior dificuldade para o combate da pirataria moderna.

5 comentários:

  1. Aguardando nova atualização. Fala sobre o Barba Negra manolo!

    ResponderExcluir
  2. Bruno, reforçando o que o JB falou aproveita num post futuro para dizer o que é realmente um Pirata, porque assim você já quebra o estereótipo que o pessoal tem de Pirata.

    ResponderExcluir
  3. (Nota do Autor)

    Por um erro técnico não consegui adicionar a bibliografia utilizada neste artigo, porém segue as fontes utilizadas:

    COUTO, Sergio Pereira. A história secreta dos piratas. São Paulo: Universo dos livros,2006.

    LAPOUGE, Gilles. Les Pirates. Lisboa: Antígona.1998. Tradução: Ana Barradas.

    MARCHESE, Bruno Horvath. Pirataria marítima, um fenômeno histórico que afeta os Estados e suas relações, São Paulo, FAAP, 2009, 95p.

    ResponderExcluir