jolly roger

jolly roger

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O que é um pirata?


Para termos um melhor entendimento sobre o fenômeno da pirataria, tanto antiga quanto moderna, é necessário entendermos alguns termos que são utilizados para as pessoas que praticam roubos em alto mar. É importante dizer que na literatura existem diferentes palavras como piratas,corsários, flibusteiros, ladrones e privateer que descrevem as pessoas que realizam roubos em auto mar.

Apesar da definição de pirata ter mudado muito durante os anos, um pirata é a pessoa que rouba apenas para satisfazer os seus desejos materiais. Segundo Sérgio Pereira Couto em seu livro “A historia secreta dos pirata” a palavra pirata é uma palavra francesa do inicio do século XV e vem da palavra pirate. No dicionário Aurélio a palavra pirata vem com o seguinte significado “1. Bandido que cruza os mares só com o fito de roubar.”

Os piratas não consideram as ações de nenhum Estado e o seu único objetivo é obter as riquezas que os grandes navios mercantes carregam com o intuito de manter a sua própria sobrevivência. No livro “Pirates: Terror on the high Seas-From the Caribbean to the South China Sea”,David Cordingly deixa claro na introdução que roubar navios para sobreviver é a forma mais básica de pirataria.

Na pirataria antiga as riquezas que eram roubadas (butim) eram divididas entre a tripulação que realizava o ataque. Muitas vezes a parte que pertencia ao capitão, que era o responsável pelo navio, era gasta com o intuito de manter o navio nas melhores condições para realizar um novo ataque. Então o capitão do navio gastava uma parte do butim com a manutenção da embarcação, compra de armamento, comida e bebida.

Quando falamos em riquezas não estamos falando apenas em ouro ou em prata mais também podemos considerar as armas, a tripulação e até os próprios navios que eram roubados e incluídos na frota do capitão do navio pirata. Angus Konstam no livro “The Pirates Ship 1660-1730” diz que um navio poderia se tornar pirata de três maneiras diferentes: quando a tripulação faz um motim e transforma o navio em um navio pirata; quando o capitão e a tripulação de um navio decide atacar alvos que não foram destinados a aquele navio ou quando um navio pirata ataca e captura outro navio, assim o navio capturado vira um navio pirata.

Fontes:

BRYAN, Tony; KONSTAM, Angus. The Pirate Ship 1660-1730. Great Britain: Osprey Publishing, 2003

COUTO, Sergio Pereira. A história secreta dos piratas. São Paulo: Universo dos livros,2006.

CORDINGLY, David. Pirates: Terror on the high Seas-From the Caribbean to the South China Sea. London: World Publications Group, 2007.

FERREIRA,Aurélio. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S.A, 1986.

MARCHESE, Bruno Horvath. Pirataria marítima, um fenômeno histórico que afeta os Estados e suas relações, São Paulo, FAAP, 2009, 95p.

2 comentários: