jolly roger

jolly roger

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A importância da pirataria marítima e o seu combate na Somália – Parte 2




Como escrevi anteriormente, na segunda parte da resenha eu falarei sobre as operações que foram e que estão sendo realizadas na Somália, segundo o texto “O regresso em força da Pirataria Marítima” do Capitão-de-Fragata Henrique Peyroteo Portela Guedes.

Considerando o grande perigo das ações dos piratas na Somália a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) efetuou diversas ações na região do Chifre da África e é importante relatar essas operações para os leitores com o objetivo de conscientizar as pessoas de que hoje em dia estão acontecendo algumas ações contra a pirataria, apesar de pouco se comentar sobre o assunto.

O Organismo Internacional começou com a operação Allied Provider que aconteceu entre 24 de outubro a 12 de dezembro de 2008 no Mar Arábico e teve como objetivo garantir a entrega de 30.000 toneladas de ajuda humanitária à Somália que foram entregues por navios do "Programa Alimentar Mundial" da ONU, esta operação foi feita através das ações de diversos países como Itália,Grécia, Turquia e Reino Unido. Após está ação aconteceu a operação "Allied Protector” que foi uma ação multilateral envolvendo : Portugal, Alemanha, Holanda, Espanha, Polônia, Noruega, Dinamarca, Reino Unido e Estados Unidos. Tais Estados juntaram alguns de seus navios desde 23 de Janeiro de 2009 e formaram uma coalizão para aumentar a segurança nas rotas comerciais na área do Chifre da África através de treinamentos em conjunto e operações que visão a proteção dos navios mercantes. Graças as técnicas de patrulha e o grande poderio naval que foi utilizado, essa operação deu certo e com isso ela será expandida e será realizada ate o ano de 2012 com o nome de Ocean Shield.

Uma outra operação, batizada de “Atalanta”, foi iniciada no dia 13 de dezembro de 2008 e envolve países como o Reino Unido, a França, a Grécia, a Suécia, a Espanha, a Holanda, a Alemanha, etc. Ela representa uma grande evolução no combate a pirataria porque é a primeira vez a União Européia toma alguma atitude para combater este tipo de crime e para isso ela esta tratando o assunto como sendo parte da Política Européia de Segurança e de Defesa, o que demonstra mais uma vez a importância do combate da pirataria marítima moderna. Os principais objetivos dessa operação é proteger os navios mercantes que passam pela região da Somália, atuando na prevenção, dissuasão e repressão dos assaltantes da região; e proteger os navios do "Programa Alimentar Mundial" que tem como objetivo alimentar a população da Somália.

Fontes:

GUEDES, Henrique Peyroteo Portela. O regresso em força da Pirataria Marítima. Revista da marinha, 2009. Disposto em http://www.revistademarinha.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1154:o-regresso-em-forca-da-pirataria-maritima&catid=104:marinha-de-guerra&Itemid=293. Acesso em 20/01/2011.

MARCHESE, Bruno Horvath. Pirataria marítima, um fenômeno histórico que afeta os Estados e suas relações, São Paulo, FAAP, 2009, 95p.

Um comentário: